sábado, 18 de maio de 2019

É o povo que sustenta Bolsonaro?


É inevitável dizer que o governo Bolsonaro acabou. A grande imprensa trabalha com duas possibilidades para o fim de Bolsonaro: renúncia ou impeachment. Entretanto, eu trabalho com uma terceira opção que é a pivotagem, termo comum em empreendedorismo que significa mudar a estratégia de uma empresa que estava indo pelo caminho errado. Seja qual for o caminho tomado, o governo atual na forma como conhecemos irá deixar de existir.

Bolsonaro conta hoje com quatro núcleos de poder que dão indícios de abandono.

O primeiro núcleo de poder é aquele que podemos apelidar de “intelectuais de direita” ou “pensamento de direita”. São pertencentes a tal grupo aqueles considerados pensadores de direita como Lobão, Olavo de Carvalho e Luiz Felipe Pondé. Os três já deram sinais de abandono, sendo que Lobão e Olavo já abandonaram o navio Bolsonaro. Lobão até mesmo começou a criticar publicamente o presidente.

O segundo núcleo de poder é aquele constituído pela imprensa. O grande destaque do núcleo é Marco Antônio Villa da Jovem Pan. Villa é uma figura central no núcleo da imprensa por ter sido um duro crítico dos governos petistas, principalmente de Fernando Haddad como prefeito de São Paulo. Por ter sido bastante aclamado pela direita, Villa consegue ter maior penetração com tal público, tornando suas palavras mais aderentes aos prováveis eleitores de Bolsonaro.

O terceiro núcleo de poder é constituído pelo próprio governo. Em tal núcleo estão Sérgio Moro, os militares e Paulo Guedes. A presença de Bolsonaro na presidência prejudica a imagem dos militares com a população, frustra os planos de Sérgio Moro e desidrata os objetivos reformistas de Paulo Guedes. Não seria de estranhar que tal núcleo começasse a ter interesse na queda de Bolsonaro. É pertinente lembrar que Bolsonaro ficou muito incomodado com a intenção dos militares de tutelá-lo.

O quarto núcleo de poder são os partidos e políticos de direita. Apesar de nunca terem embarcado de verdade nessa barca Bolsonaro, partidos de direita e até mesmo do centrão começam a debandar e a provocar seguidas derrotas do governo no Congresso. Partidos como DEM e PRÓS e políticos como Janaína Paschoal, do próprio PSL, já fazem críticas públicas ao presidente. O próprio PSL possui deputados críticos ao modo de agir do presidente.

Com tantos elementos contrários, Bolsonaro deveria estar por um fio de ser derrubado. Entretanto, a situação não é o que parece. A aprovação de Bolsonaro encontrou um piso de 35% de pessoas que consideram o governo bom ou ótimo. Os 35% de bom ou ótimo são mais do que suficientes para manter Bolsonaro como presidente pelos próximos anos. Com até 20%, Bolsonaro consegue manter-se no poder. Macron, presidente francês conseguiu permanecer no poder com uma aprovação bem menor.

O que precisa ser investigado e acompanhado atentamente é a resiliência dos 35% que seguram o governo Bolsonaro. Por quanto tempo tal parcela da população irá manter a aprovação do presidente nos níveis atuais? Diversas pesquisas recentes apontam uma manutenção de tal valor.

Vale ressaltar, porém, que nenhuma pesquisa foi realizada após as manifestações ocorridas no dia 15 de maio. Os dias que se sucederam foram turbulentos para o presidente. Além das manifestações contra o corte de verbas para o ensino, Bolsonaro viu a investigação contra Flávio Bolsonaro ficar mais grave e o retorno das palavras “impeachment” na boca dos jornalistas e analistas políticos. O próprio presidente chegou a mencionar a palavra para justificar o corte no ensino.

A próxima pesquisa de aprovação será essencial para mensurar qual dos três caminhos citados no começo do texto será tomado. Se as manifestações contra o corte no ensino forem suficientes para fazer a aprovação positiva de Bolsonaro romper o piso dos 30%, é bem possível que os caminhos dados pela grande mídia sejam aqueles a serem tomados.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber uma opinião sua, caso o Bolsonaro realmente saia do poder, você acredita que o general Mourão terá mais estabilidade política? Ou seja, conseguirá se manter mais fortalecido que o Bolsonaro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acredito que Mourão terá mais habilidade do que Bolsonaro.
      Bolsonaro governa com o conflito. Mourão mostrou ser mais do diálogo.

      Excluir