quinta-feira, 10 de julho de 2014

Senso comum deve morrer?


A chamada Teoria das Relações Humanas foi pautada na psicologia dos funcionários da organização. Durante esse período histórico, o estudo de tempos e movimentos foi deixado de lado para que o estudo da psicologia dos operários tomasse à dianteira e surgisse como a grande moda daquele momento. A figura do engenheiro foi substituída pela do psicólogo, a liderança começa a ser mais valorizada e os grupos informais ganharam a devida importância.

Outra grande contribuição foi a apresentação das necessidades humanas básicas, que futuramente seriam melhores desenvolvidas por Abraham Maslow. As necessidades humanas estariam divididas na seguinte ordem crescente de importância e complexidade: fisiológicas, psicológicas e de auto-realização.

Uma das necessidades que se encontram no grupo das psicológicas é a "necessidade de participação". A teoria por trás de tal conceito é muito simples e intuitiva: o ser humano tem a necessidade de participar de grupos sociais e sentir-se inserido em algum grupo. Panelinhas de sala de aula, emos, turma da balada, pessoal da academia, grupo do futebol são pequenos exemplos de grupos sociais que nós ficamos inseridos. Porém, não é suficiente apenas a participação, nós queremos continuar a fazer parte desses grupos e sentir a sensação de aceitação por parte do grupo, portanto, seguimos regras de conduta e normas informais para não sermos excluídos do grupo.

O medo e a necessidade de sentirmos parte de algo são alguns dos fatores que originam os chamados movimentos de massa. O movimento de massa é uma movimentação de uma parcela considerável de pessoas que adotam as mesmas atitudes em um determinado período de tempo.

Essa aglutinação de pessoas ocorre, muitas vezes, pela influência de um grupo maior que nos influência a termos atitudes compatíveis com a do grupo, pois atitudes contrárias não são bem vistas. Um exemplo disso é sentarmos no espaço da torcida adversária no campo de futebol; caso saia um gol devemos nos comportar de acordo com a maioria, pois qualquer movimento contrário resultará em hematomas e escoriações. 

Contudo, tal movimento pode ocorrer por simples coincidência: os Estados Unidos durante a final do torneio de futebol americano, conhecido como Super Bowl, tem problemas com abastecimento de água durante o evento. Isso ocorre porque são tantas pessoas assistindo ao jogo que durante o intervalo, a quantidade de pessoas que vão ao banheiro ao mesmo tempo é tão grande que desabastece os reservatórios de água das cidades por alguns momentos.

Os movimentos de massas influenciam nossos comportamentos, nossas atitudes, o mercado financeiro, o comércio e diversos outros segmentos. O maior temor dos bancos, por exemplo, é uma movimentação considerável por parte dos seus clientes aos caixas para retirarem dinheiro ao mesmo tempo, pois os bancos não têm oferta de dinheiro suficiente para atender a toda essa demanda momentânea.

Para finalizar, cabe um alerta: em massa nós somos burros. O maior mal proveniente do movimento de massa é o senso comum. Toda massa é burra assim como toda unanimidade deve ser encarada com desconfiança. Portanto, não devemos deixar-nos levar pelo grupo. Em todas as situações o senso crítico pessoal é importante e por mais que a situação seja adversa, devemos manter nossas convicções e princípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário