quinta-feira, 24 de julho de 2014

Publicidade ou propaganda?


Caro leitor, você já deve ter notado que a Língua Portuguesa possui um vasto portfólio de palavras e expressões que ao primeiro ouvido parecem ser sinônimos. Nós as usamos em nosso dia a dia como sinônimos e as consideramos a mesma coisa. Entretanto, o que aparentemente significa um coisa, tem um significado completamente diferente do contexto que tentamos implementar. Esse tipo de situação pode nos pregar armadilhas de linguagem e, portanto, devemos tomar muito cuidado.

Uma situação muito corriqueira do cotidiano é a confusão presente nas definições de publicidade e propaganda. O sendo comum as utiliza como sinônimos e na grande maioria dos casos, o emprego da palavra é equivocado. O equívoco ocorre porque as pessoas não sabem diferenciar ambas expressões. Na realidade, o contexto que as difere é sutil, entretanto, apesar de discreta, a diferença é enorme.

Basicamente, propaganda ocorre quando existe alguém bancando e possui controle sobre o material divulgado. Durante os intervalos na programação dos canais televisivos, por exemplo, presenciamos diversos comerciais de empresas divulgando suas marcas, seus produtos e seus serviços. Portanto, o que nós assistimos durante o intervalo da novela das oito é propaganda.

Obviamente, as empresas precisam despejar uma quantidade de dinheiro para poder estampar seu comercial nos intervalos da novela. Elas irão selecionar o melhor horário alinhado com seu público alvo e desenvolverão o melhor comercial possível para ser divulgado. Note que na propaganda, a empresa que a está desenvolvendo tem controle total sobre o material: onde será divulgado, o que será divulgado, para quem será divulgado e como será divulgado.

Diferente do controle da propaganda, a publicidade é algo espontâneo no qual a empresa possui controle ínfimo sobre o material divulgado. Usar um boné com logomarca de empresa, uma camiseta de partido político, aparecer em público bebendo um refrigerante diretamente da latinha e elogiar para amigos o restaurante da semana passada são exemplos de publicidade. Ao passo que a propaganda surge das empresas, a publicidade surge dos clientes.

Pelo fato de ser espontânea, a publicidade não possui custos para as empresas, sendo redundante a expressão "publicidade gratuita", se é publicidade, ela é gratuita. As organizações pouco podem fazer para controlar a publicidade. Elas podem fornecer brindes para os clientes usarem e estamparem suas marcas, ou criarem materiais para os consumidores falarem sobre a marca, vídeos virais são um exemplo.

Apesar de soar muito vantajosa, a publicidade é traiçoeira. Pelo fato de não poder controlar o que aparece na mídia ou o que é dito pelos clientes, as empresas estão sujeitas à chamada "publicidade negativa", que é uma exposição desvantajosa de sua marca. Quando um cliente fala mal de um produto, quando uma notícia sobre trabalho escravo de uma organização surge na mídia ou qualquer acontecimento que possa ferir a imagem da empresa, são exemplos de publicidade negativa.

Após essa explicação sobre a diferença entre publicidade e propaganda, responda, caro leitor: o que ocorre na foto do post é publicidade ou é propaganda?

Talvez a maior sacada das empresas seja fazer propaganda disfarçada de publicidade.

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