quinta-feira, 14 de maio de 2015

Em que mundo vivo?

As pessoas vivem em um mundo fake. A palavra "fake" significa "falso" em inglês e uma palavra dita em outro idioma só mostra o mundo é fake. O sono das pessoas é fake; o físico das pessoas é fake; os amigos são fake; o sexo é fake; os filhos são fake; a idade é fake; o trabalho é fake; as aparências são fake; a felicidade é fake.

Para resumir o parágrafo anterior: o século XXI é inteiro fake. Talvez em nenhum outro século, o conselho de Nicolau Maquiavel sobre as aparências tenha sido levado tão a sério. Segundo o filósofo, um bom líder não precisa ser algo, ele só precisa parecer ser que as pessoas acreditarão que ele é. Ou seja, o líder não precisa ser cruel para evitar que seu povo amotine-se, ele só precisa parecer ser cruel para que as pessoas não se rebelem com medo de uma punição cheia de crueldade.

Nos dias de hoje, todo mundo quer ser aparentar ser feliz, o que é óbvio, pois a tristeza pode sinalizar momentos fraqueza, enquanto a felicidade sinaliza prosperidade e sucesso. Mas toda a felicidade cai por terra quando as pesquisas mostram que o número de pessoas afetadas pela depressão tem aumentado. Porém, para não mostrarem suas fragilidades e fraquezas, as pessoas criaram um mundo completamente artificial onde absolutamente tudo é de mentira.

Até o mesmo o ato de dormir é mentiroso. Algo tão fácil como o fechar dos olhos e esperar os sonhos chegarem precisa ser uma mentira. Dormir não é mais natural, mas sim realizado com medicamentos, substâncias também artificiais que tornam o tão desejado sono gostoso dos justos uma fantasia provocada por componentes sintéticos.

Ao acordar do sono da fantasia, o destino é o emprego, o local maior das mentiras. Funcionários fingem que gostam do trabalho e a organização finge que se importa com os funcionários com contribuições e benefícios apenas para extrair mais trabalho do trabalhador. Com o término do expediente, o funcionário parte rumo à academia, onde as fantasias com as aparências começam.

Na academia, ter um corpo saudável não é o objetivo. A ambição é ter um corpo jovem e para isso acontecer, a pessoa deverá ter músculos. Quanto mais musculoso, mais saudável e jovem, mesmo que o fim de semana seja regado com cerveja e cigarros. Pois, no mundo atual, ficar velho é praticamente um crime. Pessoas de trinta querem parecer de vinte, pessoas de quarenta querem parecer ter trinta, pessoas de cinquenta querem ter quarenta e as pessoas de sessenta querem parecer ter vinte.

Se a academia não estiver funcionando, ou estiver demorando a funcionar, a solução sempre é uma cirurgia. Um procedimento de risco utilizado, muitas vezes, sem necessidade real, apenas para esculpir um corpo irreal. O resultado de tudo isso pode ser conferido nas redes sociais, onde as pessoas compartilham suas fotos felizes para seus amigos virtuais que também compartilham suas fotos felizes, para terem juntas a aprovação virtual de uma curtida, ou "like", mesmo que ambas não conversem há um bom tempo.

Se as relações sociais são falsas, a família também é praticamente uma mentira. Os casais permanecem juntos mesmo sem amor e com muitos adultérios, deixam os filhos para serem criados pelas babás e os dão liberdade para fazerem tudo, tendo como argumento que essa é a melhor forma de educar, quando na verdade, não querem ter trabalho para educar os filhos. Preferindo optar por financiar um carro de luxo a casa própria, plano de saúde ou uma escola melhor.

A liberdade de pensamento e opinião conquistadas no século XX começam a ter efeitos no século XXI. Agora, as pessoas podem sonhar e decidirem sobre seus destinos, porém, o insucesso no cumprimento dos objetivos é doloroso. Chegar à metade do caminho e perceber que a vida não é bem como a esperada machuca e, por isso, fantasiar com o mundo ideal seja uma forma de fuga. Porém, por mais demorado que um sonho seja, o despertar para a realidade é inevitável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário