quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O que faz um administrador?

Se a pergunta que dá nome ao título do post fosse realizada para qualquer estudante de Administração ou pessoa com qualquer tipo de envolvimento em gestão, ela responderia com a resposta padrão: o administrador planeja, controla, organiza e dirige recursos escassos para atingir um objeto pré-estabelecido.

Infelizmente, essa resposta está errada. Se você respondeu a pergunta do tópico com a mesma resposta, você também está errado. A história do "planejar, organizar, dirigir e controlar" é a maior imbecilidade, boçalidade e ignorância que já foi criada para definir a Administração. Tal termo contribui e vem contribuindo para a depreciação da categoria dos administradores. Categoria essa que corrobora para sua própria destruição ao limitar sua ocupação com uma explicação tão parva quanto essa.

É por conta de tal termo que advogados, jornalistas, psicólogos, físicos, químicos, pedagogos, contadores, economistas e principalmente engenheiros julgam-se capazes de realizar o trabalho de um administrador só porque possuem um "Meia Boca em Administração", o famigerado MBA.

Provavelmente, se você estuda ou já estudou Administração, deve estar nesse exato momento questionando minhas palavras, pois foi exatamente isso que a universidade o ensinou sobre o que faz um administrador. Tal questionamento pode fazer-lhe pensar se a universidade ensinou-lhe errado. A resposta é simples e trivial quanto a morte: sim, a universidade está errada.

O questionamento natural que surge agora é: se o "planejar, organizar, dirigir e controlar" está errado, o que faz o administrador? O administrador gerencia comportamentos. Em uma resposta menos romântica e mais explícita, o administrador manipula interesses. 

Tal habilidade requintada e sutil é impossível de ser copiada e executada com maestria por advogados, jornalistas, psicólogos, físicos, químicos, pedagogos, contadores, economistas e principalmente engenheiros, pois tais profissionais não possuem a bagagem conceitual que o administrador possui.

A Administração nada mais é do que a aplicação da filosofia e da sociologia na esfera do mundo dos negócios. Infelizmente, poucos têm tal tipo de percepção sobre a Administração. Se mais administradores tivessem tal concepção pela profissão, ela seria muito mais valorizada e prestigiada.

Veja, caro leitor, que desde os primórdios, a Administração buscar tornar os funcionários e subordinados mais suscetíveis à manipulação, pois dessa forma a produtividade, ou melhor, o trabalho realizado por ele seria muito maior.

Um dos marcos históricos para tornar o subordinado mais manipulável foi o fim da escravidão. Adam Smith já ressaltava que o pior trabalhador assalariado era mais produtivo que o escravo mais forte. Essa conclusão é muito simples: escravo não ganha salário, por isso não há como "motivá-lo" a trabalhar mais. Em contra partida, o assalariado possui uma forma de manipulação laboral extra com as chamadas bonificações.

Com o passar dos anos, as formas de manipulação tornaram-se cada vez mais sofisticadas. A bonificação começou a dividir espaço com possibilidades não garantidas de promoções à cargos mais altos à partir do rendimento do próprio funcionário e exigência das organizações por funcionários mais tolerantes às frustrações, mais resilientes e com maior ambição também cresceram.

Um funcionário com tais características é mais facilmente manipulado. Uma possibilidade ventilada de promoção ou bonificação despertará no funcionário um desejo de obter tal prêmio. Porém, como não há nenhuma garantia de obtenção, existe uma grande chance de frustração, por isso a exigência por funcionários mais resilientes, para não se abaterem com possíveis frustrações e até mesmo, utilizar tal adversidade para serem mais produtivos à partir do pensamento "agora eu vou trabalhar mais ainda para dessa vez conseguir a promoção".

Com um funcionário sem ambição de crescimento, é impossível barganhar mais trabalho com cargos ou bonificações.

Saber como manipular interesses é algo tão sublime que não se limita apenas em extrair mais trabalho do funcionário. À partir dessa concepção, o administrador é capaz de solucionar conflitos, gerenciar grupos, aumentar vendas e transformar clientes em "funcionários".

Depois de chegar até com sua leitura, gostaria de perguntar-lhe novamente: o que faz um administrador? Espero que agora a resposta possa ser bem mais coerente e enaltecedora.

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